Logo Dissemina

Notícias


    04/07/2014 - Municípios da Fronteira Oeste recebem kits do Dissemina

    Nesta sexta-feira (4), em Alegrete, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, entregaram kits do Dissemina para municípios da Fronteira Oeste. Alegrete, Barra do Quaraí, Quaraí e São Gabriel foram contempladas nesta etapa. A cerimônia aconteceu na sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA).

    De acordo com Fioreze, é o maior programa de inseminação do País, atingindo mais da metade dos municípios com base rural no Rio Grande do Sul. Até o final de 2014, o programa vai alcançar 212 cidades. Além de capacitação técnica, cada prefeitura recebe um veículo, doses de sêmen e botijão de nitrogênio.

    O prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, ressaltou que quando os governos Estadual e Federal desenvolvem ações conjuntas os municípios saem fortalecidos. “Sem contar com apoio, fica muito difícil o trabalho nas prefeituras. Por isso, programas como o Dissemina, que tem participação dos três níveis da administração, são tão importantes. O Dissemina garante assistência direta aos pequenos produtores”, afirmou Erasmo.

    O Programa de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Fepagro com os municípios, busca o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.

    Na primeira fase do Programa, executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (emenda do deputado Paulo Pimenta) e contrapartida da Fepagro, 31 municípios receberam veículos equipados com botijões de nitrogênio, capacitação dos técnicos e sêmen gratuito. Na segunda, realizada com recursos do Ministério da Agricultura (emenda do deputado Paulo Pimenta) e contrapartida da Seapa, serão mais 59. Na terceira fase, com recursos do MDA e contrapartida da Seapa, serão beneficiados mais 67 municípios.

    A quarta fase, autorizada pelo MDA, deve injetar mais R$ 3 milhões no programa e beneficiará pelo menos outros 55 municípios. Mais de R$ 8 milhões já foram investidos. Até o final do ano, 212 prefeituras vão ser atendidas, melhorando a qualidade genética de gados de corte e leite, especialmente de produtores familiares sem acesso à tecnologia.

    Texto: Ricardo Lopes/Seapa
    Edição: Comunicação Fepagro