Logo Dissemina

Notícias


    07/07/2014 - Dissemina contempla 12 municípios da região Centro-Serra

    O Dissemina, que tem a finalidade de melhorar a qualidade genética da pecuária de carne e de leite, chegou aos municípios da região Centro-Serra. Nesta sexta-feira (4), em Sobradinho, o presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, realizou a entrega dos veículos, botijões de nitrogênio e doses de sêmen, que compõem o kit do programa.

    Arroio do Tigre, Barros Cassal, Campos Borges, Gramado Xavier, Ibarama, Jacuizinho, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Soledade e Tunas foram beneficiadas nesta fase.

    De acordo com Danilo, o programa deve ser encarado como uma política de Estado, com planejamento de longo prazo que busca colocar o rebanho bovino gaúcho em novo patamar de genética. “Nossa meta é garantir apoio pleno ao sistema de agricultura e pecuária familiar, viabilizando condições para o melhoramento genético e por consequência o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite”, detalhou.

    O Programa de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Fepagro com os municípios, busca o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.

    Na primeira fase do Programa, executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e contrapartida da Fepagro, 31 municípios receberam veículos equipados com botijões de nitrogênio, capacitação dos técnicos e sêmen gratuito. Na segunda, realizada com recursos do Ministério da Agricultura e contrapartida da Seapa, serão mais 59. Na terceira fase, com recursos do MDA e contrapartida da Seapa, serão beneficiados mais 67 municípios.

    A quarta fase, autorizada pelo MDA, deve injetar mais R$ 3 milhões no programa e beneficiará pelo menos outros 55 municípios. Mais de R$ 8 milhões já foram investidos. Até o final do ano, 212 prefeituras vão ser atendidas, melhorando a qualidade genética de gados de corte e leite, especialmente de produtores familiares sem acesso à tecnologia.

    Texto: Ricardo Lopes/Seapa
    Edição: Comunicação Fepagro