Logo Dissemina

Notícias


    26/08/2014 - Dissemina conclui nona capacitação de responsáveis técnicos

    O Dissemina – Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – concluiu nesta terça-feira (26 de agosto) o nono curso de capacitação de responsáveis técnicos do programa. O treinamento foi voltado para municípios da fase 3.

    Os responsáveis técnicos, que devem ser formados em Medicina Veterinária, Zootecnia ou Agronomia, são indicados pelas prefeituras conveniadas. O treinamento tem como objetivo capacitá-los para gerenciar e executar o Dissemina em seus municípios. O nono curso treinou 21 responsáveis técnicos de 19 cidades: Alegria, Arroio do Tigre, Arroio dos Ratos, Barra do Quaraí, Cacique Doble, Cerro Branco, Colinas, Formigueiro, Itapucã, Morrinhos do Sul, Nova Candelária, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Expedito do Sul, São Jeronimo, São Jorge, Sarandi e Tuparendi.

    “O Dissemina compõe o plano de revitalização da Fepagro e faz a ponte entre a pesquisa e o pequeno produtor, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite”, frisa o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos.

    Sobre o Dissemina – Coordenado pela Fepagro em parceria com a Seapa, o Dissemina disponibiliza, em regime de cessão de uso, um automóvel utilitário e um botijão de nitrogênio, além de distribuir doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio líquido a preço de custo. O público-alvo são os agricultores e pecuaristas familiares dos municípios conveniados. A Fepagro também fará o acompanhamento e monitoramento da ampliação da qualidade genética do rebanho bovino leiteiro e de corte. Somando-se os recursos disponibilizados para as quatro fases do Programa, já são mais de R$ 10 milhões investidos e 224 municípios beneficiados pelo Dissemina.

    Texto: Elaine Pinto