Logo Dissemina

Notícias


    08/09/2014 - Novo caminhão levará nitrogênio a conveniados do Dissemina

    O Dissemina – Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – agora conta com um novo caminhão para o transporte de nitrogênio aos municípios conveniados, que o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, apresentou durante a Expointer 2014. O nitrogênio é utilizado para manter baixas temperaturas, conservando as doses de sêmen dentro dos furgões de inseminação até que possam chegar às pequenas propriedades beneficiadas pelo Programa.

    De acordo com o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, o Dissemina contava apenas com um velho caminhão da antiga Central Riograndense de Inseminação Artificial (Cria), incorporada ao Programa. “Como a capilaridade do Dissemina aumentou consideravelmente, ampliando as rotas de entrega do nitrogênio, tornou-se necessária a aquisição de um segundo veículo para realizar o transporte”, explica. O investimento, de R$ 200 mil, foi feito com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recebidos pela Fepagro.

    Coordenado pela Fepagro em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, o Dissemina disponibiliza aos municípios conveniados, em regime de cessão de uso, um automóvel utilitário e um botijão de nitrogênio, além de distribuir doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio líquido a preço de custo. Somando-se os recursos disponibilizados para as quatro fases do Programa, já são mais de R$ 10 milhões investidos e 224 municípios beneficiados.

    Texto: Elaine Pinto