Logo Dissemina

Notícias


    16/09/2014 - Mais 11 municípios recebem kits do Dissemina

    Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (15 de setembro), na Universidade Federal de Santa Maria, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, entregaram os veículos do Dissemina para 11 municípios da região Centro. Dona Francisca, Itaara, Jari, Mata, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Santa Maria, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul e Toropi foram contemplados nesta etapa. Além dos veículos, o programa oferece a capacitação, botijões de nitrogênio e doses de sêmen.

    Fioreze ressaltou que a melhoria genética do rebanho gaúcho, objetivo do programa, é fundamental para potencializar a produção. O Dissemina, além de assegurar isso, viabiliza aos produtores, em especial os pequenos, a possibilidade de qualificar a pecuária leiteira e de corte por meio da inseminação artificial. “Tenho certeza que toda vez que ofereceremos suporte ao homem do campo, ele não mede esforços para produzir mais e com mais qualidade. Entender as necessidades do meio rural para ofertar soluções concretas é o nosso desafio. Foi assim que abrimos diálogo com todas as cadeias produtivas e criamos políticas públicas como o Dissemina, por exemplo”, destacou Fioreze.

    O presidente da Fepagro lembrou que a instituição aos poucos recupera seu papel de protagonismo na área de pesquisa agropecuária e passa a interagir com os produtores, oferecendo inovações para o cotidiano rural. “Hoje temos uma nova Fepagro, que pode capacitar, fornecer estrutura e acompanhar projetos. É assim que vamos gerar qualidade e renda no campo”, afirmou Danilo.

    Fioreze salientou ainda que a entrega do Dissemina na UFSM é simbólica e consolida uma parceria que pode render bons resultados para a agropecuária gaúcha. "Aqui, na universidade, é onde geramos tecnologia, pesquisas e conhecimentos, e é importante aproximar isso da comunidade, trazendo essa experiência acadêmica para todos os segmentos. Quando pensamos e agimos de forma conjunta, garantimos respostas mais eficientes para as pessoas", disse Fioreze, ao lembrar que o ato faz parte da proposta de integração regional que a UFSM vem implantando.

    O reitor em exercício da UFSM, professor Paulo Bayard, que tem sua trajetória vinculada à área de bovinocultura, agradeceu a oportunidade de ter a instituição como sede do ato de entrega. Bayard reforçou que a Universidade está aberta para a construção de novas parcerias, citando o projeto em andamento que visa o desenvolvimento da produção leiteira, que hoje engloba 134 mil famílias no Rio Grande do Sul.

    "É uma grande honra para nós e agradecemos por nos escolher como parceiros. Entendemos que a UFSM tem muito a contribuir nessa cadeia produtiva como um todo, como nas áreas de nutrição, manejo, reprodução animal, tecnologia de alimentos, inspeção de alimentos de origem animal," salientou Bayard.

    Texto: Ricardo Lopes