Logo Dissemina

Notícias


    24/09/2014 - Seapa e Fepagro entregam kits do Dissemina no Norte do Estado

    A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) entregaram nesta terça-feira (23 de setembro) nove kits do Programa Dissemina às cidades de Anta Gorda, Arvorezinha, Itapuca, União da Serra, Nova Alvorada, Camargo, Moutauri, Casca e São Domingos do Sul.

    O Dissemina, que prevê melhoramento genético da bovinocultura de leite e corte, atua diretamente na agricultura familiar. Na terceira fase, iniciada nesta terça-feira, tem parceria dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura (MAPA), beneficiando 224 municípios até o final do ano.

    Para o secretário estadual da Agricultura, Claudio Fioreze, a qualificação da cadeia leiteira, em especial, é uma aposta estratégica. Durante a Expointer, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná assinaram convênio que transformará o Sul no maior produtor brasileiro em 2015, superando pela primeira vez o Sudeste. Em dez anos, a meta é duplicar a produção gaúcha, saindo dos atuais 11 milhões – aumentou um milhão de 2013 pra cá – e chegando a 20 milhões de litros/dia. O consumo até lá deverá ser de cinco milhões/dia, restando 15 milhões a serem vendidos a outros estados e países.

    A Fepagro, terceira instituição de pesquisa mais antiga da América Latina e do Caribe, tinha poucos pesquisadores em suas 23 unidades; hoje, entre mestres e doutores já são 80 profissionais, que, dentre outras áreas, ajudam a alavancar o principal setor econômico e social do campo, o do leite.

    Texto: Daniel Cóssio
    Edição: Elaine Pinto