Logo Dissemina

Notícias


    26/09/2014 - Terceira fase do Dissemina segue pelo Norte e Noroeste do Estado

    Seguindo roteiro pelo Norte e Noroeste do Estado, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, entregaram nesta quinta-feira (25 de setembro) mais 11 kits do Programa Dissemina. Os municípios contemplados foram Sarandi, Almirante Tamandaré do Sul, Nova Boa Vista, São José das Missões, Chapada, Jóia, Chiapeta, Santo Augusto, Tenente Portela, Alegria e Nova Candelária.

    Os atos aconteceram na Prefeitura de Sarandi, pela manhã, onde foi entregue um lote de veículos, e o outro em Santo Augusto, à tarde, no Instituto Federal Farroupilha (IFF). Participaram prefeitos, vice-prefeitos, secretários de agricultura, servidores da Emater, produtores, cooperativas.

    O Estado já beneficiou 90 municípios nas duas primeiras etapas. Na terceira, serão mais 67. Até o final do ano, 224 contarão com veículos, botijões de nitrogênio e sêmen gratuito cedido pela Fepagro, coordenadora do programa. “Temos dado atenção especial à cadeia leiteira. Criamos o Prodeleite, o Fundoleite e o Insituto Gaúcho do Leite, tripé que será responsável pelo antes e depois do setor”, afirma o secretário.

    Numa média de 400 por município, pelo menos 100 mil agricultores familiares serão atendidos com inseminação artificial. Eles poderão melhorar a qualidade genética de seus rebanhos, aumentar produtividade e qualidade da carne e leite e ter mais renda, diminuindo o êxodo rural.

    Em parceria com os Ministérios da Agricultura (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Dissemina foi criado para fortalecer a bacia leiteira gaúcha, na perspectiva que o Estado tem de duplicar a produção em dez anos. O leite é a principal fonte de renda nas pequenas e médias propriedades. No RS, há cerca de 130 mil produtores, traduzindo-se no setor social mais importante do campo.

    Texto: Daniel Cóssio
    Edição: Elaine Pinto