Logo Dissemina

Notícias


    03/07/2014 - Governo do Estado entrega kits do Dissemina para 13 municípios

    O governador do Estado, Tarso Genro, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, entregaram kits do programa Dissemina para 13 municípios da região das Missões em ato realizado nesta quinta-feira (3 de julho), em Cruz Alta, na sede da CCGL.

    Os municípios contemplados foram Alecrim, Campina das Missões, Cândido Godoi, Giruá, Gurani das Missões, Porto Lucena, Proto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São Paulo das Missões, Tucunduva e Tuparendi. Além de capacitação técnica, cada prefeitura recebeu um veículo, doses de sêmen gratuitas e um botijão de nitrogênio.

    O Programa de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Fepagro com os municípios, busca o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.

    Na primeira fase do Programa, executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (emenda do deputado Paulo Pimenta) e contrapartida da Fepagro, 31 municípios receberam veículos equipados com botijões de nitrogênio, capacitação dos técnicos e sêmen gratuito. Na segunda, realizada com recursos do Ministério da Agricultura (emenda do deputado Paulo Pimenta) e contrapartida da Seapa, serão mais 59. Na terceira fase, com recursos do MDA e contrapartida da Seapa, serão beneficiados mais 67 municípios.

    A quarta fase, autorizada pelo MDA, deve injetar mais R$ 3 milhões no programa e beneficiará pelo menos outros 55 municípios. Mais de R$ 8 milhões já foram investidos. Até o final do ano, 212 prefeituras vão ser atendidas, melhorando a qualidade genética de gados de corte e leite, especialmente de produtores familiares sem acesso à tecnologia.

    Texto: Ricardo Lopes/Seapa
    Edição: Comunicação Fepagro